05/01/2018
Posse Diretores EMEFs

Para ilustrar a cobertura fotográfica da posse dos novos diretores municipais de escolas de nossa cidade, transcrevo parte do discurso do Diretor Leonardo Ribeiro caetano (EMEF Vicente Goulart) que falou e muito bem em nome dos diretores empossados.
"Concomitantemente, folgo em expressar a confiança dos colegas diretores em representa-los nessa solenidade, onde a partir de agora, alguns assumem e outros reassumem o cargo de Diretor de escola. 
Certamente, foi por boas razões que nossos nomes foram escolhidos. 
As muitas qualidades pessoais e profissionais dos senhores e das senhoras motivaram tal escolha, de modo que este voto de confiança já significa, por parte de nossas comunidades escolares, o reconhecimento da competência de cada um.
Nossa missão a partir de hoje é garantir uma educação de qualidade e gerar ações democráticas através de princípios e processos ligados a direção e organização da escola, mas para que isso aconteça, os gestores passam por desafios todos os dias, ainda mais com as mudanças constantes da nossa sociedade.
São inúmeras as dificuldades enfrentadas no cotidiano de um gestor escolar, porém, listo aqui talvez os maiores desafios na atualidade: Evasão escolar; preparar e dar condições para um ensino de qualidade; participação dos pais e responsáveis e abertura de espaço para as inovações. Mas digo-lhes! se isso forem seus pensamentos e desafios, parabéns você é um gestor. E peço a Deus que estes desafios lhe tragam força, pois colegas há muitas outras pessoas que devem ou deveriam enfrentar estes desafios. Portanto este fardo não é só nosso.
É necessário fazer uma grande transformação não só nas condições de trabalho nas escolas, mas na consolidação de um modelo educacional mais plural, diverso e transformador, o que inclui nos responsabilizarmos mais na formulação e implementação das políticas públicas de educação que a sociedade atual vem demandando. Por isso sigo com a crença de que a educação pública é uma ferramenta fundamental para a construção de alternativas de vida.
Professor Reolon e colegas que estão na secretaria, que o docente que está ai dentro de vocês continue ativo, pois precisamos disso. 
Só quem é profissional de educação sabe dessa força.
Portanto, nestes 24 meses deixaremos a nossa parcela de contribuição na gestão de nossas escolas, dando continuidade ao processo de consolidação de uma educação de qualidade, que transforma vidas, abre novos horizontes e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Trago um conselho de vida, de minha proporia experiência de vida muitas vezes errante. Essa vitória pessoal e profissional implica infelizmente algumas perdas, sim! Toda vitória há perdas. Teremos que trabalhar muito mais horas, muitas vezes sem férias, muitas vezes deixar nossas famílias, enfim algumas perdas, e teremos de resolver muitos problemas, problemas comuns, como por exemplo, que identificamos nestas falas:

Diretor não tem mais folha para xerox nem giz nem produto de limpeza.
Diretor o toner acabou;
Diretor posso sair mais cedo?
Diretor meu filho é um anjo em casa;
Diretor quebrou tal coisa;
Diretor, diretor, diretor e diretor... Problemas comuns de uma escola.

Mas colegas fiquem certos que os ganhos de cada dia fazem toda a diferença, são pequenas vitórias imensuráveis que fortalecem e guiam nossa trajetória.
Bom! Peço escusas aos presentes por me alongar demasiadamente em conceitos tão palpitantes, mas gosto de lembrar o pensamento de Calderon: “Deus defende minha causa, pois eu defendo a sua”.
Enfim, ao escrever esse texto, pensei em uma palavra que nos acompanhe durante esse período. Após muito refletir surgiu a palavra EQUILÍBRIO, principalmente equilíbrio ético, nem tanto céu ou inferno, nem tanto sim nem tanto não, e que ao achar esse equilíbrio posamos compreender que ser gestor é um processo de construir e construir-se.
Caríssimos para findar, independente do Deus que acreditem que ele os acompanhe de sabedoria, paciência, resiliência, força e equilíbrio. Que nossos caminhos sejam abençoados,
Um 2018 repleto de prosperidade, Um grande abraço fraterno a todos! Muito Obrigado."

 
Table 'jjbetimc_sitiojj.contador' doesn't exist