PERFIL
13/09/2019
Edson Damião de Melo Ribas - Presidente Festejos Farroupilhas 2019

Dez motivos para tu seres tradicionalista

Amigos! O principal e maior motivo pra tu seres um tradicionalista certamente são as amizades que vais conquistar. Indiscutivelmente, as amizades conquistadas no Movimento são muito, muito fortes, já que se vivencia dia a dia as mesmas façanhas, se compartilha os mesmos sonhos e se busca o mesmo objetivo.

Relacionamento familiar! Em geral, os relacionamentos familiares tendem a melhorar, ou a ficarem mais tranqüilos quando jovens adentram no Movimento. Pois a participação social em um movimento tradicionalista envolve toda a família.

Desinibição! É comum que crianças, adolescentes, e até adultos tenham certo problema com vergonha, timidez, o que às vezes pode ser prejudicial nas apresentações de trabalho na escola e até na busca por um emprego. No CTG, ao longo de apresentações, oficinas, cursos de dança, etc., isso tende a melhorar, e muito. 

Habilidades de vendedor! Pensa só, isso pode até virar uma profissão no futuro. Se tu vais concorrer a uma vaga de vendedor autônomo, ou no comércio, é só dizer: “Participei de invernada. O que eu vendi de rifa, cartão de baile, patrocínio, é de um currículo e tanto!”

Pontualidade! Aprendemos que existe horário, e que ele precisa ser cumprido. Se tu vais participar de algum evento, tem o credenciamento (e se atrasar a fila é enorme!), se vai ensaiar, o ensaio tem hora certa (e o instrutor não costuma ser muito tolerante) pra começar (mas nunca pra terminar), se tu vais participar de algum rodeio, tem 1ª e 2ª chamada… Depois já era.

Disciplina! Aqui não tem querer fazer tudo do teu jeito. Existem normas a ser cumpridas, a pilcha precisa estar de acordo, a dança deve seguir o manual, e se fizer beiço em ir pro banco em uma dança, vai em duas. Respeito em primeiro lugar! Ser educado é essencial, lidar bem com descontos nas planilhas (às vezes é difícil), e aceitar os teus erros e os erros dos outros, querendo sempre melhorar pelo bem comum é importante.

Trabalho em equipe! Não digo em todos, mas em muitos eventos da tua entidade tu vais ter que ajudar a trabalhar. E vai ser desde arrumar o galpão no dia que antecede o evento, até terminar o mesmo. Ajeitar cadeiras, limpar o chão, fazer comida, receber os participantes… Tu vais ganhar uma experiência pra vida de como o trabalho em equipe é importante e rentável.

Conhecimento! Sem dúvida alguma este é um dos motivos mais valiosos. Se tu tiveres interesse, o conhecimento que tu podes adquirir é imenso. Conhecer cada cantinho do nosso Estado, em livros de história, geografia, tradicionalismo, tradição e folclore… Entender o porquê do nosso Movimento ser assim, e a evolução com o passar dos anos, mesmo pregando sempre cultivar o passado, é algo incrível!

Amor! O sentimento aqui se multiplica por mil. É amor pela história, pela tradição, amor pelos amigos, pelas conquistas, amor pelo apoio dos pais, amor por uma trajetória que vai ser construída, baseada no bem. Gratidão, afetividade, aceitação, felicidade são apenas alguns dos sentimentos que farão parte da tua vida. Solidão? Nunca mais. Aquele parceiro de mate sempre vai estar a teu dispor. Então, se permita mais, ame mais… projete o teu futuro repleto de conquistas, para que ele se torne uma história digna de orgulho. Seja tradicionalista!

Baseado nestes 10 motivos para SER um tradicionalista, ilustramos este perfil que inicia a Semana Farroupilha de 2019 com o presidente dos Festejos Farroupilhas de nossa cidade, Secretário Edson Damião de Melo Ribas.
Uma pessoa engajada, que leva a sério o seu compromisso como gestor público e coordena no modelo “escola que são asas” a sua equipe de trabalho, pois sabe dividir tarefas entre todos os envolvidos e deixa que cada um empreenda seu vôo livre, rumo ao cumprimento da tarefa, visando o sucesso do objetivo final. 
Na medida em que acompanhamos o seu trabalho, conseguimos perceber que a austeridade muitas vezes demonstrada devido a brilhante carreira frente à Briga Militar, da lugar a uma personalidade forte, mas tranqüila, da lugar ao espírito de liderança nato, de alguém que quer a excelência em seu trabalho, mas com a maior das virtudes de um líder – trabalhando e valorizando a EQUIPE.
A frente de muitos eventos ora como parceiro já em outras administrações, ou atualmente à frente como secretário de uma das mais extensas e assoberbadas secretarias, Damião mostra a que veio e soma ao seu trabalho “gregos e troianos”, que buscam, trabalham e produzem unidos, imbuídos de uma vontade extrema de fazer acontecer e dar certo.
Nosso homenageado de hoje deseja uma excelente Semana Farroupilha a todas as entidades, piquetes, peões e prendas desta nossa Capital dos Fandangos e por que não a todos os gaúchos e gaúchas de todas as querências parafraseando Nico Fagundes.

 

 





















 

Table 'jjbetimc_sitiojj.contador' doesn't exist