Notícia

Escola no bairro Maria do Carmo deverá estar concluída este ano

29/07/2020

Segundo o cronograma estabelecido, as obras da nova escola de Educação Infantil em construção no bairro Maria do Carmo, seguem com andamento normal. A Retomada das obras foi em março deste ano, depois da superação de uma série de impasses. O prazo previsto para término é 10 de dezembro, com possível aditivo. A empresa Amaral & Lemmertz Ltda, de Frederico Westphalen, é responsável pela execução do projeto.
Desde 2017, a atual gestão na Prefeitura precisou equacionar vários entraves que haviam levado à suspensão da obra, identificados pelo Ministério de Educação (MEC). Além dessa consequência, também a liberação de recursos foi suspensa. A partir de 2018, técnicos das secretarias municipais de Educação e de Planejamento começaram a sanar as restrições. Já em 2019, o Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao MEC, reabilitou a execução do projeto, garantindo a liberação dos recursos retidos.
Em função da série de entraves, à concorrência pública  visando à nova escola teve quatro prorrogações e retificações. Como consequência, todos os cálculos iniciais de custos tiveram que ser refeitos.  

A nova escola
Localizada no bairro Maria do Carmo, região Oeste da cidade, a  nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI)  integra o programa Pró-Infância, do Governo Federal. Colocará 122 vagas à disposição. O objetivo é funcionar como creche, atendendo, todo o dia, crianças de zero a  três anos de idade.
O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que a conclusão da obra “estará consolidada a vitória da insistência, como uma conquista  a várias mãos.” O secretário lembra que a localização estratégica da nova escola cumprirá também “um relevante papel social, pois atenderá demandas de uma vasta região na cidade, em especial do residencial Maria Cristina, onde estão quase 400 famílias.
O secretário Reolon avalia que, apesar das dificuldades, a Educação Infantil vem recebendo atenção permanente. Lembra que, em 2017 e 2018, 300 novas vagas já foram criadas, e agora serão mais 122 - incremento de cerca de50% em relação à oferta anterior. Já em 2019, o ensino de turno integral foi iniciado pelas séries iniciais na Escola Municipal Ubaldo Sorrilha da Costa.

Departamento de Comunicação 
Prefeitura Municipal de São Borja
055 3431-4380 - ramal 278 | 055 99600-9915

 


 

Table 'jjbetimc_sitiojj.contador' doesn't exist