Notícia

SMEd volta a reivindicar auxílios no MEC

02/10/2019

O clima é de otimismo na Secretaria Municipal de Educação (SMEd) em São Borja, diante da chance, novamente, de poder pleitear recursos financeiros do Ministério de Educação (MEC). O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, diz que foram dois anos de muito trabalho e tentativas para vencer restrições encontradas. No total, foram detectadas e resolvidas 38 diferentes inconformidades, principalmente em relação a projetos, circunstância que impedia formalizar solicitações ao Ministério.
Agora, com a superação dos entraves, a SMEd habilita-se a implementar, junto ao Governo Federal, seu Plano de Ações Articuladas – PAR. Reolon ressalta que já são muitos os pedidos formalizados, a começar por auxílios financeiros que permitam cursos de capacitações de professores, equipes diretivas e servidores de apoio nas escolas.
O rol de reivindicações ao MEC inclui também a aquisição de móveis e utensílios para as escolas, abrangendo laboratórios de informática. Veículos para o transporte escolar e o transporte de merenda, assim como melhoria da infraestrutura geral nas escolas. “Sabemos das limitações orçamentárias, mas a nossa expectativa é que pelo menos parte dos pedidos possa ser atendida”, aposta o secretário Reolon.

Para a EMEIs
A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Bidinotto, teve participação fundamental para superação dos obstáculos, segundo ressalta o titular da pasta. João Carlos Reolon cita como outra conquista, com a contribuição direta ainda do Conselho Municipal de Educação, a regularização da situação formal das 11 Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs. Todas elas estavam com pendências documentais.
Luciane Bidinotto ressalta que a tarefa agora é a criação nas EMEIs de Círculos de Pais e Mestres (CPMs) como instituições de apoio. Como os CPMs têm personalidade jurídica, a meta, como passo seguinte, é buscar recursos no Ministério de Educação também para as Escolas de Educação Infantil.

Departamento de Comunicação 
Prefeitura Municipal de São Borja
055 3431-4380 - ramal 278 | 055 99600-9915

 


 

Table 'jjbetimc_sitiojj.contador' doesn't exist