Notícia

Câmara promoveu 1° Seminário de Conscientização sobre depressão infantil e na adolescência

02/10/2019

Um grande público participou do evento que ocorreu, nesta terça-feira (01/10), na Casa Legislativa. Profissionais da rede municipal de saúde, educação, assistência social e entidades prestigiaram o Seminário, programação que marcou o início da Semana Municipal de Conscientização sobre a depressão na Infância e Adolescência, atividade prevista pela lei 5434/18 de autoria do presidente Câmara, vereador Jefferson Olea Homrich (PTB).
A palestra foi ministrada pela professora do Instituto Federal de Santo Ângelo, doutora Marcele Ravasio. A palestrante, formada em psicologia, enfatizou muito a necessidade de ouvir a criança e o adolescente e não fazer julgamentos, o que chamou de “uma escuta atenta” em que se necessita demostrar interesse e respeito pelo outro.
Durante a abertura do evento, o presidente da Câmara Jefferson Homrich falou que a intenção do evento é também elaborar e sugerir um planejamento de ações que darão suporte e apoio a rede. Outra sugestão será a composição de um comitê, no futuro, órgão para monitorar e auxiliar as redes de saúde, educação e assistência social nos casos de depressão.
O prefeito em exercício, Roque Feltrin, parabenizou a Câmara pela programação e por estar atenta a um tema tão pertinente e necessário.
A coordenadora da 35ª CRE, Sandra Fagundes, destacou que é preciso estimular ações coletivas visando fortalecer parcerias para que o trabalho em rede funcione de forma eficiente.
Pela parte da tarde, o grupo fez algumas sugestões e levantou cerca de 18 propostas de melhorias, dicas de aperfeiçoamento e estratégias para tratar do problema. No documento constam ações como grupos de escuta, ampliação do número de psicólogos na rede municipal, campanhas educativas, palestras destinadas à família, aumentar atividades de lazer na comunidade, aproximar os serviços e profissionais das redes, definir um fluxo de atendimento e outras propostas. 

Lucas Aristelo - Jornalista
Câmara de Vereadores de São Borja
Tel.: (55) 3431-0171

 





 

Table 'jjbetimc_sitiojj.contador' doesn't exist