Notícia

Aberta oficialmente a Semana da Pátria em São Borja

04/09/2019

No dia (01/09), foi aberta oficialmente a Semana da Pátria em São Borja. A Prefeitura é responsável pela organização da programação, em parceria com entidades como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Liga de Defesa Nacional, Regimento João Manoel e 35ª Coordenadoria Regional de Educação.
Durante a solenidade de Abertura Oficial da Semana da Pátria, na Praça XV de Novembro, foram hasteadas as bandeiras e em seguida a Fanfarra do Regimento João Manoel executou o Hino Nacional e o Hino da Independência. A condução da centelha do Fogo Simbólico foi feita a partir do 2º RC Mec e com o acendimento da Pira da Pátria, a centelha será mantida até o dia 7. Escolas, universidades e instituições militares se revesarão em guarda cívica do local.
Em 2019 a Semana da Pátria tem como tema nacional “Bandeira do Brasil”, como tema estadual (Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório” e como tema municipal “185 anos de emancipação político-administrativa de São Borja”.
O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, destacou os 185 anos de emancipação política do Município e também a importância da Semana da Pátria, que desperta os sentimentos de civismo e patriotismo dos brasileiros.
“Esse momento deve ser sobretudo para refletirmos sobre o significado e a importância de uma nação independente e soberana. No ano em que comemoramos os 185 anos de emancipação política do Município, também refletimos sobre a nossa história e projetamos o nosso futuro. À todos o meu muito obrigado e que tenhamos uma grandiosa Semana da Pátria!”, ressaltou Bonotto.
O prefeito ainda lembrou que o Município de São Borja destaca-se na história brasileira, com significativa participação em diversos momentos: período missioneiro, Terra dos Presidentes, terra da cultura gaúcha e nativista com título de Capital Gaúcha do Fandango, das relações entre fronteiras tendo o 1º Centro Unificado de Fronteira entre o Brasil e a Argentina e muitos outros feitos importantes.

Desfile em Nhu Porã
Após o encerramento da Abertura Oficial da Semana da Pátria aconteceu o primeiro desfile cívico de 2019, na localidade de Nhu Porã. Na oportunidade desfilaram as escolas Militina Pereira Alvarez, Liberato Salzano, além de uma representação da Companhia de Engenharia e a Fanfarra do Colégio Estadual São Borja (CESB).

Programação da Semana da Pátria
Já para 4 de setembro, quarta-feira, a partir das 14 horas, acontecerá o segundo desfile do interior do município. Será na localidade de Timbaúva. É prevista a participação de representações de oito Escolas do Campo e do 2º RC Mec.
As duas paradas cívicas que tradicionalmente são realizadas na cidade acontecerão, ambas, em 7 de setembro. No centro da cidade, na Rua General Marques, os desfiles serão a partir das 8 horas, com participação de 50 diferentes representações. No bairro do Passo, na Rua Francisco Miranda, a parada cívica será a partir das 16 horas, com 20 representações confirmadas. Nos dois casos, participarão escolas, universidades, unidades do Exército e de segurança e ainda instituições comunitárias.
Na Praça XV de Novembro e no seu entorno são previstas atividades em caráter permanente durante a Semana da Pátria. Ao longo do período, no turno da tarde, ocorrerão apresentações de bandas das escolas de São Borja. Serão algumas das bandas das escolas que se apresentaram no festival no último dia 17, no Cais do Porto.
Para o dia 2 de setembro, segunda-feira, das 8 às 17 horas, está confirmada a realização do tradicional Pedágio Verde-Amarelo. Trata-se de iniciativa do Lions Clube, que recolhe contribuições da comunidade, nas ruas centrais. O objetivo é ajudar na manutenção da Apae e da Escola Cyro Ferreira.

Departamento de Comunicação 
Prefeitura Municipal de São Borja
055 3431-4380 - ramal 278 | 055 99600-9915

 





 

Table 'jjbetimc_sitiojj.contador' doesn't exist